Você é um analfabeto financeiro?

0
176

O analfabeto funcional é aquele que lê e não compreende o que está lendo, já o analfabeto financeiro é aquele que não sabe o que faz com o dinheiro. Não tem controle das suas finanças e não compreende.

Você gasta mais do que ganha ou chega no final do mês se perguntando onde foi para todo o seu salário? Quando você vai no mercado e compra um saco de arroz, esse saco tem um valor, mas daqui alguns meses esse valor provavelmente mudará. Você entende o porquê?! Se a resposta for não, então você provavelmente é um analfabeto financeiro.

O motivo é porque o valor de compra mudou.

Quando somos crianças nossos pais e professores nos ensinam a ler e a escrever, mas alguém ensinou você a como tratar o seu dinheiro? Provavelmente não, quase certo que você aprendeu isso ao longo da vida conforme foi ganhando os seus primeiros salários. Infelizmente esse é o caso da maioria da população brasileira. A educação financeira deveria ser obrigatória nas escolas, além de em casa! Por quê? Porque de nada adianta ganhar dinheiro, mas gastar mais do que você adquire.

O analfabeto financeiro não possui controle sobre seus gastos, não tem reserva de segurança, é um consumidor compulsivo, compra a prazo, faz dívidas e não gosta de falar sobre dinheiro, logo não se informa sobre o que está acontecendo no mundo financeiro; que controla literalmente tudo envolta daquela pessoa. Desde a comida, a sua locomoção e até mesmo onde reside.

O analfabeto financeiro escolhe por ser ignorante. Em um mundo digital como hoje você pode se informar minimamente para não cair em nenhum dos aspectos que definem um analfabeto financeiro.

Para mudar essa situação você deve realizar um controle do quanto você ganha e do quanto você gasta – gastar menos do que ganha, eliminar as dívidas, não consumir coisas desnecessárias, pagar as contas em dia, separar uma parte do que ganha e realizar um planejamento com o que sobrar do seu dinheiro.

Saber administrar o dinheiro deveria ser uma cultura!

Estude sobre finanças, assim como aprendeu a ler. A internet disponibiliza hoje muita informação para quem está começando. Entretanto, você deve filtrar o conteúdo mais adequado para você e de confiança. Não seja um ignorante financeiro na era da informação. Pois, é preciso apenas um ignorante e um média capacidade para se fechar um bom negócio. E acredite, você sairá perdendo!

Entre em contato que podemos ajudar você a rentabilizar o seu patrimônio!

Conheça a Moinhos Investimentos

___

Você quer ter acesso aos melhores produtos de investimentos do mercado?
ABRA SUA CONTA

___

Ficou com dúvida? Entre em contato com a nossa equipe:


→ WhatsApp: bit.ly/moixwhats


→ Site: http://moinhosedu.com.br/


→ E-mail: contato@moinhosedu.com.br

Acompanhe nossas redes e saiba mais!


→ Facebook: https://www.facebook.com/moinhoseducacao/


→ Instagram: https://www.instagram.com/moinhoseducacao

___

A Moinhos Educação não comercializa nenhum produto de investimento. Portanto, nossas informações são apenas a título informativo e educacional. Não nos responsabilizamos por decisões de investidores, pois o canal é educativo. Fique atendo ao período no qual a informação foi divulgada! E bons estudos e investimentos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui