O que está acontecendo com os fundos de Debêntures Incentivadas Hedgeados?

0
218

As debêntures incentivadas são títulos privados que buscam captar recursos para financiar obras de infraestrutura, portanto são conhecidos como debêntures de infraestrutura, debêntures incentivadas e debêntures isentas, devido a isenção de imposto de renda nesses títulos. A ideia na sua criação foi de atrair investidores privados já que o governo estava sem dinheiro para realizar obras públicas.

         Para um título ser categorizado como debênture isenta os recursos captados devem estar destinados a financiar projetos de infraestrutura. A remuneração costuma ter uma taxa prefixada + a variação do IPCA, e o prazo mínimo nesse investimento é em torno de 4 anos – portanto, possuem um prazo maior do que as debêntures tradicionais.

         O que atrai os investidores nesse investimento é a isenção do Imposto de Renda e os retornos elevados comparado as demais debêntures, isso porque o risco é mais alto, logo as taxas também devem ser.

         As debêntures incentivadas por terem contratos mais longos, têm mais riscos, dentre eles: o risco de crédito; os prazos são mais longos, logo pode ocorrer baixa liquidez; e o papel tem mais volatilidade, podendo ficar abaixo do CDI ou até mesmo negativo.

         Portanto devemos levar em consideração o IPCA e a parcela prefixada. Quando o IPCA está mais baixo como tem acontecido nos últimos meses, os retornos tendem a ser impactados de forma negativa, logo podem ficar abaixo do CDI e dos demais indicadores do mercado.

O que isso significa? Significa menores retornos!

         Se você ainda assim deseja investir em debêntures incentivadas tem duas maneiras de obter os títulos privados, por compra direta de debêntures individuais, e por compra indireta por meio de fundos de debêntures incentivadas que tem como vantagens uma carteira pulverizada, liquidez com prazo conhecido e gestão ativa e profissionalizada – o que diminui os riscos.

         E no caso dos fundos com hedge? Esses títulos prefixados também podem apresentar oscilações, entretanto é mais “controlado”. Alguns gestores usam o hedge como uma proteção, assim os ativos atrelados a inflação são comprados com o CDI, ao invés de IPCA. Mas, essa proteção tem custo e o retorno é menor no longo prazo.

         De acordo com matéria da XP Investimentos (Research), de uma amostra de 20 fundos com estratégia hedge em debêntures incentivadas, a média de retorno nos últimos 4 meses foram abaixo do CDI. Dentre os fatores estão a montagem de carteira com ativos muito caros e a inflação em seu nível mais baixo.

         Se você quiser saber se os retornos devem melhorar ou se deve resgatar todo o seu investimento em debêntures incentivadas, entre em contato com os nossos assessores. Eles estão apostos para sanar as suas dúvidas e auxiliar você de forma a ter retornos consideráveis na sua carteira de investimentos.

Entre em contato que podemos ajudar você a rentabilizar o seu patrimônio!

Conheça a Moinhos Investimentos

___

Você quer ter acesso aos melhores produtos de investimentos do mercado?
ABRA SUA CONTA

___

Ficou com dúvida? Entre em contato com a nossa equipe:


→ WhatsApp: bit.ly/moixwhats


→ Site: http://moinhosedu.com.br/


→ E-mail: contato@moinhosedu.com.br

Acompanhe nossas redes e saiba mais!


→ Facebook: https://www.facebook.com/moinhoseducacao/


→ Instagram: https://www.instagram.com/moinhoseducacao

___

Fonte:
https://conteudos.xpi.com.br/fundos-de-investimento/relatorios/o-que-houve-com-os-fundos-de-debentures-incentivadas-como-interpretar-seus-retornos/?utm_campaign=Fundos+de+Debentures+-+leitores+valendo&utm_content=O+que+houve+com+os+fundos+de+Deb%C3%AAntures+Incentivadas%3F+Como+interpretar+seus+retornos%3F+-+An%C3%A1lises+e+Recomenda%C3%A7%C3%B5es+-+XP+Investimentos+%282%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=Fundos+de+Debentures+-+leitores+valendo

___

A Moinhos Educação não comercializa nenhum produto de investimento. Portanto, nossas informações são apenas a título informativo e educacional. Não nos responsabilizamos por decisões de investidores, pois o canal é educativo. Fique atendo ao período no qual a informação foi divulgada! E bons estudos e investimentos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui