O Que é Selic?

0
204

Você já deve ter escutado inúmeras vezes o termo SELIC, mas você sabe o que é?

A taxa de juros da maioria dos empréstimos, dos investimentos, do cartão de crédito, entre outros é balizada pela SELIC, por isso ela é chamada de taxa BÁSICA de juros.

Fique atento pois a SELIC NÃO INFLUENCIA O RETORNO DA POUPANÇA e é por isso que nos dias de hoje existem muitos outros investimentos de renda fixa mais interessantes do que a nossa tradicional caderneta.

A cada reunião do Comite de Politica Monetária, o COPOM, é definido qual será a meta da SELIC para os próximos 12 meses. Alterando essa taxa o Comite espera regular o consumo dos brasileiros e por consequência atacar a inflação.

A lógica é a seguinte: com o aumento da SELIC todos os financiamentos ficam mais caros. Por exemplo, se voce quiser comprar um carro, o financiamento desse bem fica mais caro com o aumento da SELIC. Se o financiamento fica mais caro, voce pensará duas vezes antes de comprar.

Esse pensamento toma conta de todos os brasileiros e faz com que, no geral, o consumo diminua. Se o consumo diminui, a demanda por produtos diminui e, teoricamente, faz com que a inflação também diminua, visto que os preços tendem a diminuir ou a aumentar menos!

selic1

Exemplo Hipotético:
Automóvel Deloren
Preço á vista de R$ 50.000,00

selic2

As reuniões do COPOM acontecem a cada 45 dias e o comitê é formado pelos membros da diretoria colegiada do Banco Central. Os encontros são divididos em dois dias e alguns departamentos do Banco Central participam das reuniões, porém sem direito a voto. Ao fim de cada reunião é elaborada uma ata que é divulgada na semana subsequente à reunião.

Como foi a SELIC em 2015

selic3

A meta da taxa SELIC atualmente (15/09/2015) está em 14,25%. Não confunda META da taxa SELIC com a SELIC dos últimos 12 meses. A meta se refere ao futuro, ao que o Banco Central deseja que seja a SELIC para os PRÓXIMOS 12 meses.

Se você leu esse texto é porque está interessado em cuidar melhor do seu dinheiro, infelizmente isso é raro no Brasil, por isso te parabenizamos e esperamos poder ajudá-lo na busca por conhecimento.

Mas como eu faço para investir melhor com a SELIC atual?

Entre em contato com a gente, sem compromisso, adoramos uma boa conversa.

Deixe seu comentário aqui embaixo, um grande abraço,

Gilberto Petry

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui