O que é CDI?

0
188

Bom, para entender o que é CDI precisamos entender um pouquinho de como funciona o Sistema Financeiro Brasileiro, é relativamente simples, não se preocupe.

Todos os dias os bancos têm entrada e/ou saída de dinheiro, pessoas sacam ou depositam, tomam empréstimos ou quitam suas dívidas, ok ? Bom, no final de todos os dias a conta total dos bancos pode ficar positiva ou negativa, concorda? Isso vai depender se esse banco teve mais entrada ou saída de capital. De acordo com o Sistema Brasileiro nenhum banco pode ficar com saldo negativo ao fim do dia, mas como eles resolvem isso?

Ai está a função do CDI, ou Certificado de Depósitos Interbancários, essas letrinhas representam os empréstimos realizados entre os bancos para “zerar” as suas contas. Porem como sabemos que não existe almoço grátis, os bancos com dinheiro sobrando que emprestam para os bancos que estão precisando dinheiro para fechar a conta cobram juros, o valor desses juros deriva da famosa SELIC.

SELIC: é a chamada “taxa BASICA de juros”, básica porque ela é a base para todos os juros cobrados no Brasil, tanto para os empréstimos quanto para os investimentos, a cada 45 dias o COPOM se reúne e define qual será a meta da SELIC para os próximos 12 meses.

Resumindo, CDI é o instrumento financeiro referente aos empréstimos que bancos fazem para outros bancos, o juro cobrado nesses empréstimos é a base para a rentabilidade dos investidores em alguns tipos de investimentos, como CDB, LCI, LCA, entre outros.

oqueecdi1

Mas, o que significa investir num ativo que rende 90% do CDI?

Significa que quem possui esse ativo irá receber de rentabilidade o equivalente a 90% da taxa de juros que os bancos negociam entre si, se o CDI equivale a 12,35%a.a., a rentabilidade desse investimento será 90% desse valor,ou seja, 12,35% x 0,9 (90%) = 11,12%a.a.

 oqueecdi2

Mas como eu faço para investir melhor com o CDI atual?

Entre em contato com a gente, sem compromisso, adoramos uma boa conversa.

Deixe seu comentário aqui embaixo, um grande abraço,

Aderson Gegler, PhD

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui