Iniciante | Mercado de Ações

0
152

O que você precisa saber antes de mais nada!

O mercado de ações é um meio fantástico no que diz respeito ao tema investimentos. Você sabe como ele funciona? Sabe como são os riscos ao comprar uma ação? Abaixo procuramos solucionar suas dúvidas e seus medos a respeito do mercado de ações.

Objetivo da empresa

O objetivo de uma empresa ao abrir capital (emitir ações) é gerar caixa para o financiamento de projetos ou o abatimento de dívidas. Depois de emitida, a ação é negociada na bolsa de valores e qualquer pessoa pode se tornar um sócio dela.

Tipos de Investidores

Existem basicamente dois tipos de investidores:
*Investidores de longo prazo: São pessoas que compram a ação e desejam obter o lucro através do crescimento da empresa e do pagamento dos famosos dividendos ao longo dos anos. É uma estratégia de longo prazo onde o investidor busca empresas sólidas, com bons fundamentos e com ótima perspectiva frente aos desafios do mercado.

*Especuladores: Buscam as oportunidades no mercado diante da forte volatilidade das ações. Procuram ações descontadas e com boa liquidez para operações curtas.

Com qual perfil você mais se identifica?

Negociação

A negociação das ações ocorre de forma padronizada na bolsa de valores. As ofertas ocorrem em tempo real semelhante a um leilão e as ofertas são enfileiradas por ordem de valor e de tempo. Por exemplo, no caso de uma compra, a prioridade é de quem oferta um maior preço pela ação. Para investidores que ofertam o mesmo preço, tem prioridade aquele que efetuou a ordem antes. O mesmo acontece com as ordens de venda e a negociação é efetivada quando compradores e vendedores acordam em um preço final.

Riscos

Muitos investidores enxergam o mercado de ações como uma loteria ou um jogo. Isto acontece porque o preço das ações, além do balanço da empresa, depende de vários indicadores econômicos. Por exemplo, o preço das commodities (ouro, petróleo, minério de ferro, etc…) influencia diretamente no valor das ações fazendo com que o investidor dependa muitas vezes do resultado das bolsas da Ásia e Europa. Neste caso sim, para os especuladores, o investimento em ações fica sujeito a riscos mais elevados. Já o investidor de longo prazo, que investe no fundamento e na solidez da empresa, não deve ter este estresse, pois não deve se preocupar em monitorar a variação do preço diariamente. Ao longo dos anos a empresa tende a crescer apesar da volatilidade diária. Porém, mesmo ocorrendo uma queda no preço das ações, o investidor ainda conseguirá se proteger. No mercado de renda variável existem várias estratégias possíveis para diminuir os riscos e isto no mercado atual está cada vez mais comum.

Tributação

A tributação no mercado de ações ocorre em dois formatos. Operações Day Trade¹ e Operações Swing Trade². Para as operações Day Trade a tributação é de 20%² sobre os ganhos auferidos, já para operações Swing Trade o imposto devido é de 15% sobre os ganhos. Além disto, para operações de Swing Trade, o investidor só começa a recolher IR quando as vendas efetuadas no mês superam os $ 20.000,00.
¹Operações iniciadas e finalizadas no mesmo dia.

²Operações iniciadas e finalizadas em datas diferentes.

³1% já é retido na fonte.Custos

Os custos para quem opera no mercado de ações são: Corretagem, emolumentos da BOVESPA, taxa de custódia e, se o investidor tiver sucesso, Imposto de Renda.

Curiosidade

Como tudo começou? Tudo começou de certa forma na época das grandes navegações. Portugal e Espanha, duas grandes potências da época partiam com suas caravelas atrás das riquezas ao redor do mundo. Estas missões tinham um custo elevadíssimo e obviamente um risco (neste caso de não encontrarem nada ou naufragarem) imenso. Para diluir os riscos, as navegações dispunham de cotas aos seus “investidores”. Eles compravam as cotas apostando no sucesso da missão. Assim rateariam o “lucro” no momento em que as caravelas dominassem as terras e explorassem suas riquezas.

O mercado de renda variável oferece inúmeras formas de obter resultados através de estratégias distintas. É fundamental que o investidor busque auxílio e conhecimento para iniciar os investimentos nesse meio.

Quer começar a Investir em Ações?

Entre em contato com a gente, sem compromisso, adoramos uma boa conversa.

Deixe seu comentário aqui embaixo, um grande abraço,

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui